sexta-feira, 30 de abril de 2021

Moral e independência financeira (parte 1)

Um dos comentários que vejo quando o assunto é independência financeira é sobre a moralidade das pessoas que juntam um grande montante de dinheiro para se aposentar. Argumentos surgem questionando se tais pessoas não seriam mais úteis para a sociedade se continuassem trabalhando e produzindo, ao invés de parar e não produzir mais nada. Outro ponto ataca principalmente o grande valor monetário guardado por apenas um único indivíduo, ao invés de estar distribuído entre as pessoas. Vou comentar sobre ambos pontos separadamente. Neste post falo sobre o primeiro, e no próximo sobre o segundo.

Moralidade em parar de trabalhar

Antes de discutir este ponto é muito importante deixar claro o significado de "aposentadoria antecipada" ou "parar de trabalhar". Quando a comunidade FIRE fala em independência financeira e aposentadoria antecipada, ela apenas diz que você terá dinheiro suficiente para não precisar mais trabalhar no seu emprego atual. O que você fará depois que atingir o montante necessário é total liberdade sua. Este é um dos problemas em se usar a palavra "aposentadoria" ou em falar que vai "parar de trabalhar". Pois a maioria das pessoas pensam que você irá levar um vida ociosa todos os dias - o que seria um tédio.

A maioria das pessoas que vejo na comunidade está buscando a independência financeira para realmente parar de trabalhar no emprego atual. Seja porque não gosta do emprego, como é o meu caso, seja por querer mais tempo livre com a família ou amigos, ou qualquer outro motivo.

Portanto, "aposentar" ou "parar de trabalhar" apenas quer dizer que você não necessariamente precisa trabalhar no formato regular, com as formalidades exigidas: Das 8h as 18h de Segunda a Sexta? CLT? 30 dias de férias por ano? Etc.

Pergunta: Isso significa que você não será útil para a sociedade agora que não terá um emprego formal (potencialmente com carteira assinada) e jornada de trabalho pré-definida? Resposta: Não!!! Muito pelo contrário. Uma vez que você é livre para fazer o que quiser, cabe a você se tornar uma pessoa útil à sociedade. Em muitos casos você poderá ser mais útil do que você jamais pensou em ser no seu antigo trabalho formal.

Mas afinal, o que é trabalho? O que é útil e não é útil? Como vou saber se serei mais útil com minhas atividades depois de "aposentar"?

Ora, qualquer atividade que possa ajudar outra pessoa é útil. E isso se aplica a pequenas coisas do nosso dia a dia também. Um exemplo disso seria uma pessoa que pretende se aposentar mais cedo para acompanhar de perto o crescimento de seu filho. Você não pode negar que provavelmente a pessoa será muito útil e estará fazendo um bem enorme para o filho por estar mais próximo. Os impactos são imensuráveis. A vida da criança pode mudar drasticamente na presença ou ausência dos pais. E essa criança pode crescer como uma pessoa melhor e ter um impacto ainda maior no mundo. Em outras palavras, conseguimos transformar o mundo em um lugar um pouquinho melhor com pequenas melhorias que fazemos.

Vejo algumas pessoas da comunidade FIRE que começam a participar de trabalhos voluntários mais ativamente, coisa que é muito difícil quando a maior parte do seu tempo é dedicado ao trabalho formal. Vejo outras que começam uma nova carreira, que de um hobby acaba virando uma profissão. Outras ainda passam a se dedicar a blogs, podcasts, livros para ajudar as pessoas que possam estar passando pelo desgaste que elas passaram. Ou você vai negar que os próprios blogs da Firesfera não tem impacto positivo na sociedade? Posso dizer categoricamente que eles me ajudaram MUITO a encontrar uma saída ao meu desconforto com o "normal" da vida corporativa, como comentei no meu primeiro post.

Uma pergunta muito válida é: "Como fazer uma comparação justa entre os benefícios que você fazia no seu emprego formal, com os benefícios que você faz com seu tempo livre?" Mensurar o primeiro (emprego formal) é geralmente mais fácil. Sabemos o que a empresa que trabalhamos faz, seus clientes, fornecedores, usuários, grande parte da cadeia envolvida. Porém é muito mais difícil medir o segundo (o que você faz no seu tempo livre), pois os impactos muitas vezes são indiretos, e muitas vezes você não tem o valor monetário para comparar.

Vou usar o meu próprio caso como exemplo. Trabalho na área de TI em uma empresa multinacional a quase 10 anos. É fácil ver o benefício que a empresa traz para a sociedade através de seus produtos. Porém, tenho a certeza que minha produtividade é muito baixa e eu seria muito mais útil fora da empresa. Na verdade, eu tenho a sensação que a produtividade da maioria das pessoas que trabalham na empresa é baixa, pois passam a maior parte do tempo resolvendo problemas que não deveriam nem existir, ou seja, a maior parte do tempo dos funcionários não é utilizada pela sociedade.

Pessoalmente acredito estar perto da minha independência financeira. Não sei exatamente o que vou fazer depois. Primeiramente vou usar um tempo para me "desintoxicar", melhorar minha saúde física e mental. Depois, existem várias coisas que sempre gostaria de ter feito mas nunca tive tempo e energia para fazer (porque meu trabalho atual consome a maior parte do meu tempo e quase toda minha energia). Um exemplo simples é poder participar em projetos open-source. Caso você não saiba, existem vários softwares livres e gratuitos que as pessoas fazem porque gostam. Mesmo que você não use diretamente nenhum deles (eu duvido), você com certeza usa indiretamente. O sistema operacional Linux é o melhor exemplo e vários servidores utilizam, ou o Android que é utilizado na maioria dos celulares no mundo.

Para concluir, se "aposentar" NÃO significa ficar o resto da sua vida ocioso. Na verdade significa ter liberdade e tempo para fazer aquilo que você gosta ou sempre sonhou. Não é fácil medir o que é mais impactante para a sociedade como um todo: i) ter você trabalhando em um emprego formal, ou ii) ter você livre fazendo seus projetos pessoais. Entretanto, é fácil dizer que você terá muito mais chance em ser mais útil se estiver feliz com o que está fazendo. Se você está infeliz com a sua situação atual, é muito provável que a sociedade como um todo irá se beneficiar se você começasse a fazer algo que goste e te motive.

Nenhum comentário:

Postar um comentário