sábado, 3 de abril de 2021

Meus Investimentos - R$ X.XXX.XXX,XX

Olá pessoal!

No post de hoje comentarei um pouco sobre como está a alocação dos meus investimentos. Conforme dito no meu primeiro post, não pretendo ficar postando fechamentos mensais ou periódicos do meu patrimônio. Então este deve ser um dos poucos posts sobre o assunto. Só voltarei a escrever caso minha estratégia mude significativamente. Não é porque eu não queira compartilhar os detalhes da jornada com vocês, mas porque eu não sou muito organizado - tanto com os investimentos quanto com meus gastos.

Você deve estar se perguntando: "Como assim? Você é fora de controle e mesmo assim tem um patrimônio de "7 dígitos"?

A explicação é que sempre tive uma vida simples, com poucos gastos. Eu devo ser uma das poucas pessoas do mundo que não gosta de viajar, por exemplo. Prometo escrever o porquê em um post futuro 🛫. Também tive a "sorte" (e competência) de trabalhar na área de TI em uma boa empresa que paga bons salários, e desde 2018 moro no EUA, recebendo em dólar. Então, mesmo sem muito esforço com meus investimentos financeiros, é natural que meu patrimônio tenha crescido bastante. Devo admitir que a alta do dólar frente ao real ajudou a ver o meu patrimônio crescer muito em reais - mas isso não significa nada se eu resolver continuar morando no EUA (pois os gastos estão todos em dólar - e não são baratos!). Prometo também fazer um post sobre a vida no EUA e os custos aproximados que tenho 🗺.

Vale ressaltar também que no início da caminhada FIRE, é muito mais importante os valores dos aportes do que os rendimentos, conforme detalhado pelo AA40. Minha taxa de aporte atual é de aproximadamente 70% do salário líquido (descontando os impostos e taxas). Isso devido à vida simples com poucos gastos e ao bom emprego que tenho (e sou muito grato a isso - porém existem aspectos negativos que abordarei em posts futuros). Gostaria apenas de esclarecer que apesar de ter uma vida simples, moro em um local muito bom (honestamente, é fácil achar um lugar bonito no EUA 😂), e vivo uma vida normal. Economizo no que posso, mas sem sofrimento. E a parte que mais faço questão de não economizar é com a alimentação - pra mim é um dos maiores prazeres da vida poder comer uma boa comida. E eu raramente gasto indo em restaurantes (ou pedindo delivery). Na verdade tenho a sorte de ter uma esposa que cozinha muito bem! Eu também gosto de cozinhar e atrapalho ajudo ela na cozinha as vezes.

Não me sinto confortável em colocar valores exatos. Muito devido ao tabu de falar sobre dinheiro e a segurança (ou a falta dela) que existe no Brasil. Infelizmente, tenho a sensação de que a maioria do brasileiro demoniza quem tem dinheiro. Como se alguém tivesse perdido para que eu tivesse ganho. Escreverei mais sobre o tema no futuro, mas já digo que a troca de capital NÃO é uma soma-zero.

Primeiramente, já poderia me declarar FIRE (ou melhor, RE - Retire Early) no Brasil. Atualmente, minha TNRP (Taxa necessária de remuneração do portifólio) é de 2% ao ano. Isso significa que para viver de renda no Brasil eu preciso fazer minha carteira render 2% ao ano acima da inflação. Com esse rendimento eu teria dinheiro para o resto da minha vida sem diminuir o montante atual. Note que eu estou estimando os gastos com as minhas necessidades de 2017 quando ainda vivia no Brasil (corrigido pela inflação).

A situação é diferente se considerar meu custo de vida aqui no EUA. Minha TNRP aqui está em 4.3% ao ano. Ou seja, eu preciso ter um rendimento de 4.3% ao ano acima de inflação americana para viver de renda para o resto da vida. Muitos diriam que estou perto da independência financeira usando a regra dos 4%. Porém não gosto muito dessa regra e prefiro esperar um pouco mais.

Meus investimentos

Isso não é recomendação de investimento!

A maior parte dos meus investimentos encontram-se em dólar (USD), e aproximadamente um quarto em reais (BRL):

Figura1: Patrimônio em BRL (verde) e em USD (azul).

Honestamente, estou feliz com essa alocação de ~25% em BRL, e mesmo quando decidir voltar para o Brasil não pretendo mudar. Já me passou várias vezes pela cabeça em mandar mais dinheiro para o Brasil (experiência também relatada pelo Sr.IF 365). Talvez deixar uma alocação de 50%/50% para aproveitar a alta do dólar frente ao real. Mas toda vez que vejo a instabilidade econômica que é o nosso pais, eu mudo de ideia.

Mais detalhadamente, meu patrimônio está dividido em Renda Variável (RV), Renda Fixa (RF), Caixa, e Crypto:

Figura2: Tipos de investimentos: Caixa (verde), Renda Fixa (amarelo), Renda Variável (vermelhor), e Crypto (azul).

Minha idea principal era manter ~25% em Caixa, ~25% em Renda Fixa, e o resto em Renda Variável. Mas eu ainda não me decidi exatamente como deve ser dividido o meu portfolio. E criptomoedas vêm me agradando cada vez mais - como uma forma de proteção contra o Estado. Comecei com a idéia de ter apenas 5% em criptomoedas, estou pensando em aumentar para 10% ou talvez 20%. De qualquer forma eu nunca faço mudanças bruscas. Nunca tento adivinhar se o mercado vai cair ou subir. Eu traço um plano e vou executando aos poucos.

Em RF, a maior parte está em LCA e Previdência. Em RV eu não faço stock-picking. Ao invés disso eu invisto em ETFs. Atualmente minha maior participação é em SPY (segue o S&P 500), SPYD (contém empresas do S&P 500 que pagam altos dividendos), IYW (segue empresas de tecnologia), e um pouco em VNQ/VNQI (REITs). Não aconselho ninguém a seguir o que estou fazendo. Me considero um leigo no assunto e estou aprendendo.

Minha estratégia no curto e médio prazo (até declarar "RE" - Retire Early) é continuar com a carteira e os investimentos da maneira como estão. Quando estiver mais próximo da declaração da independência financeira, irei analisar mais as possibilidades de aumentar a posição em investimentos com maiores rendas passivas (dividendos). A situação muda também se decidir voltar ao Brasil, pois no fundo ainda gosto muito de lá - apesar de seus problemas - mas isso é assunto para um próximo post 😄

2 comentários:

  1. Olá CL. Interessante sua história. Muitas coisas em comum com a minha.
    Legal saber que assim como eu, tbm pretende voltar ao Brasil.
    Continue postando, quero acompanhar sua história - AA40

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá AA40. Feliz em saber que a história é similar. Se tudo der certo estarei de volta ao Brasil num futuro breve :). Abraços.

      Excluir