sexta-feira, 9 de abril de 2021

Odeio o meu trabalho! Pena que paga bem!

Vou contar um pouco sobre o meu trabalho e o porquê ando tão infeliz com ele.

Trabalho na área de TI há quase 10 anos em uma grande empresa internacional - o que me possibilitou mudar para o EUA em 2018.

No primeiro ano era tudo maravilhoso. Me sentia feliz em aprender como a empresa funcionava, como era o processo de trabalho, o código desenvolvido pelos programadores da empresa, etc. Ficava feliz em ser útil a qualquer um que pedisse, e me sentia feliz nas reuniões quando podia ajudar com alguma coisa. É uma fase muito similar ao começo de um relacionamento. Tudo é muito bonito e gostoso, os defeitos não incomodam e você finge que não são importantes. Minha única preocupação no primeiro ano era com a minha síndrome do impostor. Muitas vezes me achava inferior ao esperado pela empresa, o que me fazia trabalhar mais do que eu gostaria. Nesse período, eu falava que tinha obtido o sucesso profissional, onde eu estava ganhando dinheiro para fazer algo que eu faria de graça.

Conforme o tempo foi passando, em um processo natural, eu fui crescendo. Agora as tarefas não eram mais pequenas e isoladas - como "implementar a funcionalidade X" - mas envolviam grandes discussões e planejamento. Coisas simples muitas vezes levavam semanas ou até meses para serem executadas. Documentos e mais documentos eram criados para convencer algum superior que mal entendia o que estávamos fazendo. Toda minha energia e alegria em ser útil e produzir algo para a empresa era consumido em uma tempestade de burocracia e processos. No começo tentei entender a situação. Afinal, uma empresa precisa ter controle sobre o que está acontecendo, não? Alguns processos passaram a ser mais automáticos no meu ponto de vista - apesar de não concordar muito eu fazia mesmo assim o mínimo necessário.

Por incrível que pareça, a empresa que trabalho é uma das melhores em termos de agilidade e pouca burocracia. Talvez só perca para start-ups onde realmente não há quase processo nenhum. Confirmo isso vendo amigos e relatos de pessoas que trabalham em outras empresas de TI e fico pensando o quão mais infeliz estaria no lugar deles.

Gradualmente esses trabalhos que na minha opinião são na maioria das vezes desnecessários foram aumentando e a minha paixão pelo trabalho foi diminuindo. Minha sensação de "sucesso profissional" onde recebia dinheiro para fazer algo que faria de graça, foi mudando para uma relação mais profissional - eu dou o meu tempo para a empresa e em troca recebo meu salário. O que me deixava cada vez mais p@!&o era ver que todos pareciam jogar o jogo como se todo o processo fosse algo natural. E as poucas vezes que me expressei fui visto com mal olhos. Aos poucos fui me sentindo isolado por não gostar de participar do jogo do mundo corporativo. Happy hour? Evitava sempre, pois sei que envolvia ego das pessoas. Almoço com o time? A maioria das vezes era mais para conversar sobre trabalho do que almoçar. "Fun event"? Não obrigado - é impossível algo ser "fun" com várias pessoas com ego inflado jogando o jogo empresarial.

Finalmente cheguei em um estágio onde não quero nem levantar da cama. Antigamente eu fazia horas extras sem problema nenhum, afinal me sentia feliz em ser útil. Agora, eu evito ao máximo. Só tenho vontade de fazer o mínimo necessário para que o processo de avaliação pessoal não venha negativo. Porém, apesar de não trabalhar ativamente fora do horário de trabalho eu me pego várias vezes pensando ou resolvendo problemas na minha mente. Esse é um dos pontos negativos em trabalhar com resolução de problemas: você pode até desligar o computador, mas é muito difícil desligar a mente. Acordo várias vezes de madrugada pensando nas reuniões que vão acontecer, ou em como resolver um problema específico. É comum ter sonhos onde estou trabalhando com o meu time resolvendo coisas que realmente estão acontecendo na vida real. Entretanto, 90% dos problemas existentes no meu trabalho não deveriam nem existir (processos, status, planilhas, documentação, reuniões). O restante acaba sendo consumido pela ineficiência de uma empresa grande - muitas coisas precisam ser alinhadas entre times diferentes que seguem diferentes prioridades.

Posso dizer tranquilamente que "Odeio o meu trabalho!". Mas é uma pena que ele paga bem. Caso contrário já teria tirado essas algemas de ouro e procurado um outro emprego.

Para finalizar o relato, existem outros pontos na área de TI que me deixam bem desconfortável. Ficou claro que burocracia, reuniões e documentos são uma parte importante no meu descontentamento. Mas isso acontece mais conforme o cargo vai aumentando. Em um ponto mais geral, me incomoda bastante como a área de TI adotou cegamente "Machine Learning" (ML), onde a máquina aprende e resolve o problema para você. Meu maior desapontamento com ML é com todo o ambiente que é criado, onde você se sente obrigado a utilizar uma técnica de ML mesmo para coisas que não fazem sentido. Vários engenheiros são treinados na área e não se questionam em mais nada. São de certa forma profissionais altamente capacitados e ao mesmo tempo zumbis que não pensam. Porém esse é um assunto bem complexo para escrever neste post. Talvez eu escreva um post sobre os problemas de ML no futuro - mesmo não tendo muita relação direta com o blog.

4 comentários:

  1. "Odeio o meu trabalho!". Mas é uma pena que ele paga bem - Resume bem o que eu estou passando. Muito bom seu blog. Abcs AA40

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá AA400. Espero que isso não permaneça por muito mais tempo ;). Abraços.

      Excluir
  2. Muito legal CL! Me vi no seu relato tb..A frase que me repito todos os dias é "Você recebe muito bem pra fazer esse trabalho. Milhões gostariam de estar no seu lugar". Isso que me faz aguentar essa grande burocracia de empresa grande...Não cheguei ainda no nível de odiar meu trabalho, mas fico puto pois essa burocracia mancha um trabalho legal e consegue fazê-lo insalubre, sendo que a burocracia não parece ter retorno...Não aguento mais ouvir gestor dizendo: "Vamos marcar um reunião pra discutir isso"...Já desenvolvi transtorno a esta frase...rsrs
    Grande abraço! vou acompanhar seu blog...
    VVI - vvibr@blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, nem me fale. Tem coisas que eu sei que dá pra resolver em 1 semana e leva 6 meses. Quanto mais pessoas com cargos altos estão envolvidos pior vai ficando :)...
      Como você mesmo falou: "Você recebe muito bem pra fazer esse trabalho. Milhões gostariam de estar no seu lugar". Então bato no peito, e bola pra frente.

      Abraços.

      Excluir