sábado, 3 de abril de 2021

Primeiro post: Quem sou eu? Sobre o que é o blog?

Sobre Mim

capitaleliberdade@gmail.com

Olá! Meu nome é C.L. (Capital e Liberdade - vou manter meu verdadeiro nome no anonimato 😁).

Tenho 35 anos, casado, e trabalho com TI. Sou brasileiro de SP e fui transferido no meu trabalho para o EUA em 2018. Nos últimos anos tenho apresentado um certo descontentamento com a forma que minha vida profissional estava andando. Ainda vou escrever um post completo sobre minha vida profissional, mas em resumo eu sentia que estava "vivendo para trabalhar", onde o trabalho parecia ser a coisa mais importante da minha vida e da vida das pessoas ao meu redor. O pior de tudo é que a vida profissional estava consumindo todas as minhas energias, a ponto de afetar a minha vida pessoal.

Pensei comigo mesmo: "Tem algo de errado no normal do mundo!". Comecei a questionar a ideia de que a vida tem um roteiro pré-estabelecido de nascimento, estudos, trabalho, mais trabalho, para se aposentar aos 65 anos (ou mais) e morrer. Sentia que tem algo de errado nisso e comecei a procurar livros, blogs, e vídeos na internet. Foi então que percebi que existem pessoas com o mesmo incomodo que eu - e formas de mitigar o problema. Inclusive um grupo de brasileiros: A FIRESFERA. Ainda vou criar um post explicando os conceitos, o que funciona e não funciona pra mim, a minha situação atual, entre outros detalhes.

Devo confessar que em se tratando de finanças eu não sou um exemplo a ser seguido, porém devido a uma mistura de sorte e competência já poderia me declarar financeiramente independente no Brasil, com uma TNRP de aproximadamente de 2% ao ano com um bom estilo de vida. Ainda irei escrever um post detalhado sobre minhas finanças. Porém, devido aos altos custos do meu padrão atual de vida no EUA (aqui os gastos são em dólar, se você converter pra reais você fica louco 😳) minha TNRP no EUA está em 4.3% ao ano. Usando a regra dos 4% estaria bem próximo de me declarar financeiramente independente aqui também, porém não gosto muito dessa regra e prefiro esperar um pouco mais.

Sobre o Blog

Pretendo usar o blog como uma forma de externalizar meus pensamentos, frustrações, experiências, e um pouco sobre finanças.

Não pretendo fazer fechamentos mensais ou periódicos dos meus rendimentos. Como falei, não sou um bom exemplo a ser seguido com relação a finanças. Sou um pouco desorganizado e não tenho muito controle dos meus gastos. O que me salva é que tenho uma vida simples, então os gastos raramente são altos. Nos próximos posts as coisas ficarão mais claras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário